Demora no processo é uma das principais queixas de quem tenta emitir o visto© Pixabay
As emissões de visto americano para brasileiros na modalidade de turismo e negócios (também conhecido como B1/B2) bateram recorde em 2023, segundo dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
The American Visa in a passport page (USA) background – selective focus© Fornecido por Catraca Livre
Esse modelo já corresponde a 94,4% de todos os vistos americanos emitidos no ano passado para os brasileiros.
Créditos: Getty Images/iStockphoto
No ano passado, os cinco postos diplomáticos no país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife) emitiram 1.125 milhão de vistos.
macro view of a segment of a US visa in a UK passport© Fornecido por Catraca Livre
Uso da IA para acelerar emissão de visto americano
Quem já tentou tirar o visto para visitar os Estados Unidos sabe que o processo pode ser demorado, sobretudo nas cidades onde a emissão do documento é mais disputada, como em São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente, na capital paulista, a espera para os visto de turismo ou negócios, chamados B1 e B2, está em uma média de 70 dias.
Pensando em formas de otimizar esse processo, a startup Semplice desenvolveu um software de Inteligência Artificial para aproveitar vagas de desistentes. A tecnologia promete uma redução de até 90% no tempo de espera para emissão do visto.
De acordo com Willian Hugucioni, co-fundador da empresa, esses tipos de vagas atualmente correspondem a 70% das agendadas pela companhia.
Como funciona o serviço?
A ferramenta faz uma atualização automática do site em que são agendadas as entrevistas para os consulados e detecta vagas que abriram após pessoas que marcaram entrevistas há vários meses desistirem por algum motivo. Dessa forma, alguém que deu entrada em poucos dias conseguem agendar de forma quase imediata.
Créditos: Pixabay
De acordo com Willian, no momento em que as vagas são detectadas a IA alerta a empresa para a remarcação dos clientes em questão de segundos. A ferramenta foi lançada em setembro de 2023 e já atendeu mais de 500 casos.
Vídeo relacionado: Brasil vai exigir visto da Austrália, Canadá e EUA (Dailymotion)
A espera pela entrevista começa após o pagamento da taxa consular e o envio dos documentos solicitados pela embaixada americana no Brasil. Hoje o valor do visto está a US$ 185, aproximadamente R$ 917 para os tipos B1 e B2.
Isenção de entrevista para renovação de visto
O Departamento de Estado dos EUA estendeu a regra que dispensa as entrevistas presenciais para emissão ou renovação de certos vistos, válida até o final de 2024. A medida foi publicada no final do ano passado.
De acordo com a regra vigente, os oficiais consulares têm a prerrogativa para dispensar candidatos da exigência de entrevista nos casos de renovação do documento para negócio e turismo (B1/B2), os mais solicitados pelos brasileiros, desde que o visto anterior não esteja vencido há mais de 48 meses.
Créditos: belterz/iStock
Além disso, também podem ser isentos da entrevista solicitantes dos três tipos para estudo e intercâmbio (F, M e J), além dos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, caso já tenham recebido um visto americano anteriormente e nunca tenham tido um pedido de entrada nos EUA negado.
Para ter este “benefício”, o candidato não pode ter tido um visto recusado anteriormente ou ter alguma inelegibilidade aparente ou potencial para a emissão da autorização de entrada nos EUA.
No entanto, os funcionários consulares poderão exigir a entrevista presencial, mesmo nos casos elegíveis de isenção, tendo em vista as condições locais de cada posto diplomático.
“Incentivamos os candidatos a verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações mais detalhadas sobre esse desenvolvimento, bem como o status operacional e os serviços atuais”, aconselha o Departamento de Estado em nota oficial.